O chá e a mucosa intestinal
A mucosa intestinal é a principal barreira natural que nosso corpo produz e muitas pessoas não sabem mas existe um chá muito simples de ser feito que auxilia na sua reabilitação e manutenção, o chá ajuda a mucosa a melhorar sua barreira como se torna-se barreira física e uma plataforma sobre a qual o sistema imunológico do corpo funciona.
Benefícios da mucosa intestinal traz pra você
A mucosa intestinal permite, por exemplo, que o estômago abrigue ácido clorídrico – uma substância poderosa o suficiente para remover tinta e que inicia o processo digestivo dos alimentos – sem digerir a si mesmo.
O muco também permite que o trato intestinal tolere injeções regulares de bile cáustica e enzimas pancreáticas que quebram as proteínas, gorduras e carboidratos que ingerimos.
E além de oferecer uma defesa contra os ataques da guerra digestiva, o muco protege as células na parede gastrointestinal contra a infiltração causada por componentes não digeridos da alimentação e forma uma barreira contra os trilhões de micróbios que habitam o trato gastrointestinal.
Como o mucosa intestinal e formado?
Alguns tipos de bactérias produzem metabolitos que são essenciais para a produção de muco, são eles ( Butirato e Propionato) também são conhecidos como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
As bactérias probióticas que estão ao nosso lado ( ação simbiótica ) estimulam a produção de muco, gerando uma parede mais grossa e protetora, e acabam produzindo os metabolitos a partir das fibras prebióticas que alimentam a parede intestinal.
E o chá, onde entra nessa historia toda?
Este não e um simples chá, ele e rico em eugenol e catequina, que são derivados do óleo de cravo-da-índia e pelo chá verde.
O eugenol é um antibactericida e antifúngico moderadamente potente, mas apresenta outros benefícios por sua capacidade especial de estimular a proliferação de várias espécies saudáveis de bactérias, que, por tanto, estimulam a produção de muco intestinal.
Já a catequina do chá verde, ela conecta proteínas do muco, tornando a mucosa mais espessa, menos semilíquida e mais semelhante a um gel, o que maximiza as características de proteção.
Mas é só isso, só tomar o chá e esta tudo certo?
Agora é que vem a parte mais importante, alimentar essas bactérias benéficas, ambas, precisam de um generosa quantidade fibras prebióticas para se alimentar.
Em casos onde a alimentação com fibras prebióticas e baixa ou quase nenhuma, o jogo muda e as bacterias começam a se alimentar da mucosa intestinal causando assim o aumento da permeabilidade do nosso intestino, trazendo diversos problemas para nossa saúde.
Problemas causados pela desintegração da mucosa intestinal são: inflamação intestinal, aumento da permeabilidade intestinal, endotoxemia e em casos de ate câncer no cólon.
Agora que você sabe dos benefícios, o que deve fazer?
O chá serve como um potencializador, então, ele precisa vir acompanhado de uma boa alimentação rica em fibras prebióticas para que as bacterias que auxiliam na produção da mucosa intestinal estejam bem alimentados.
Os alimentos que contém fibras prebióticas mais comuns são, Alho, Cebola, Alho-Poró, legumes e frutas ricos em polifenol e ácido oleico do azeite de oliva.